Audiologia

A Audiologia é a ciência que estuda a audição e o equilíbrio bem como todas as patologias associadas, desde o diagnóstico à reabilitação. A perda auditiva é umas das alterações sensoriais que mais afeta a população a nível mundial, no entanto, existem outros sintomas também eles derivados de problemas dos ouvidos, tais como, a vertigem, as tonturas e o desequilíbrio.

As vertigens são um sintoma que pode ocorrer em várias doenças e correspondem a uma ilusão de movimento de rotação do mundo que rodeia o individuo ou vice-versa. Alguns tipos de vertigem não necessitam de tratamento, pois desaparecem de forma espontânea. Nos casos em que isso não acontece podem ser realizadas algumas manobras/exercícios de reabilitação vestibular.

A Reabilitação Vestibular é um recurso terapêutico que visa a recuperação do equilíbrio e alívio das vertigens e nistagmos causados por patologias vestibulares. É constituída por exercícios físicos específicos e programados, com o objetivo de proporcionar ao paciente a execução das suas atividade do dia a dia.