Fisioterapia

A Fisioterapia é o ramo da saúde, que avalia, previne e trata os distúrbios do corpo humano consequentes das alterações de órgãos e sistemas humanos. Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseados na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas, e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, de tratar ou reabilitar utentes com disfunções de natureza física, mental, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

A Fisioterapia fornece serviços que desenvolvem, mantêm e reconstituem a máxima capacidade de movimento e funcionalidade, auxiliando a população de qualquer faixa etária quando o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesão ou doença.

O Fisioterapeuta maximiza a qualidade de vida ao abordar o bem-estar físico, psicológico e social, trabalhando no âmbito da promoção, prevenção, intervenção, habilitação e reabilitação (Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), 2011).

Áreas de intervenção da fisioterapia:

Destinado a indivíduos de todas as idades (desde crianças a idosos).

  • Patologias Músculo-esqueléticas (pós-cirurgias, tendinites, bursites, artroses, lombalgias, alterações posturais)
  • Saúde da Mulher (incontinência urinária, recuperação pos-parto, etc)
  • Patologias Neurológicas (AVC, Paralisia Facial, Paralisia Cerebral)
  • Patologias Respiratórias (Bronquiolites, D.P.O.C.)
  • Fisioterapia Desportiva (Lesões Musculares, Massagem Desportiva)