Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), também conhecida como Medicina Chinesa, é uma medicina milenar que alia os conhecimentos ancestrais de observação e interpretação da natureza à constante evolução, integrando tudo o que de positivo a ciência tem descoberto ao longo dos tempos. É considerada uma das medicinas mais antigas do mundo e caracteriza-se sobretudo pela sua interpretação própria das funções fisiológicas e alterações patológicas do corpo humano, pelas suas técnicas de diagnóstico específicas e pelos seus princípios terapêuticos próprios. É uma medicina natural com resultados eficazes em todo o tipo de patologias e sem efeitos colaterais nocivos.

A Acupunctura é uma parte importante do grande tesouro da Medicina Tradicional Chinesa. A acupuntura consiste na inserção de agulhas de espessura ínfima, em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupunctura” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Na medicina chinesa, também são utilizadas outras técnicas complementares, sendo as mais conhecidas a Fitoterapia (formulas á base de ervas chinesas), Tui Ná (massagem chinesa que procura estimular os pontos dos meridianos do paciente, promovendo o equilíbrio da energia que flui por estes canais) Moxibustão (aplicação de calor sobre os pontos ou meridianos), Shiatsu (técnicas de massagem e manipulações. O estímulo da pressão dos dedos nos terminais nervosos gera impulsos elétricos que ativam a libertação de substâncias neurotransmissoras do sistema nervoso central), Auriculoterapia, Ventosaterapia e mais recentemente, a Electroacupunctura.

Indicações gerais:

  1. Dor: artrose, artrite, tendinite, nevralgia do trigémeo, ciática, fibromialgia, lombalgia, síndrome do túnel cárpico…
  2. Psique: stress, ansiedade, crise de pânico, depressão, insónia…
  3. Pneumologia: rinite, sinusite, asma, bronquite
  4. Dermatologia: acne, eczema, psoríase
  5. Neurologia: sequelas AVC, Parkinson, Alzheimer, enxaqueca…
  6. Gastroenterologia: Diarreia, Obstipação, Gastrite, Náusea e vómitos…
  7. Estética: Emagrecimento, gordura localizada, estrias, rugas, celulite
  8. Problemas ginecológicos: dismenorreia, amenorreia, menopausa, infertilidade
  9. Tabagismo